Bola Em Campo

8 de junho de 2010

Sem o charme .




Após sete anos sem ser disputada, a Copa do Nordeste retorna nesta terça-feira, quando o ABC e o América-RN se enfrentam, às 21h (horário de Brasília), no estádio Frasqueirão, em Natal. O clássico potiguar é o único jogo desta terça na competição, que perdeu um tanto do seu charme pela época de sua realização e pela ausência do Sport, que se recusou a disputar o torneio.

A competição regional, criada em 1994, teve oito edições. Os times baianos dominaram o torneio nos primeiros anos, com cinco títulos - três do Vitória e dois do Bahia - e seis vice-campeonatos. O Sport foi bicampeão em 1994 e 2000, e o América-RN conquistou a Copa em 1998. O popular "Nordestão", porém, foi cancelado em 2004 pela CBF, que alegou falta de datas para sua realização no calendário anual. Os clubes processaram a entidade e as partes chegaram a um acordo judicial para o retorno do campeonato neste ano.

Entretanto, a competição começa em meio ao recesso da Copa do Mundo, com muitos times focando seus esforços nos campeonatos nacionais. Ceará e Vitória, da Série A, e Bahia e Náutico, da Série B, vão usar jogadores do time B e vindos das categorias de base. O Sport, que também está na Série B, optou por não participar e, por isso, está impedido de disputar o campeonato nas próximas duas edições. Apenas o América-RN entra com força máxima. Além disso, dois estados, Maranhão e Piauí, não estão representados no torneio, que envolve 15 equipes de sete estados.

Em compensação, o Vitória, que também está na final da Copa do Brasil e vai disputar a Copa Sul-Americana no segundo semestre, deve dar uma graça à sua estreia, nesta quarta-feira, às 15h, contra o CRB de Alagoas, em Maceió. A equipe vai contar com os reforços de Ramon Menezes e Anderson Martins, do time principal. A dupla se recupera de lesão, e o técnico Ricardo Silva pretende usar a competição para dar ritmo de jogo aos dois.

Também na quarta, à noite, jogam Treze-PB x Sergipe, Bahia x CSA-AL e Confiança-SE x Botafogo-PB, às 20h30m, e Fortaleza x Santa Cruz, às 21h. Na quinta-feira, o confronto entre Náutico e Ceará, nos Aflitos, às 21h, fecham a rodada. O 15º time é o Fluminense de Feira de Santana, que recebe folga - devido ao número ímpar de participantes, um time tem descanso a cada rodada.

O regulamento da Copa do Nordeste neste ano é muito simples: todos os times jogam entre si, em turno único de 15 rodadas. Os quatro primeiros colocados se classificam às semifinais, que serão realizadas em jogo único, assim como a final. A equipe com melhor campanha decide em casa. O último colocado da competição fica fora em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário