Bola Em Campo

8 de abril de 2010

Bola do futuro tem GPS e acaba com polêmicas no futebol



Quem não se lembra do polêmico gol da Inglaterra na final da Copa do Mundo de 1966 em cima da Alemanha durante a prorrogação? O juiz validou o gol, mas até hoje se discute se o chute de Geoff Hurst entrou. Ou da cabeçada de Kaká contra os Estados Unidos na final da Copa das Confederações no ano passado em que o árbitro não deu o gol da seleção, que perdia por 2 a 1. São apenas dois exemplos de lances polêmicos que, no futuro, podem não acontecer. É que uma bola promete revolucionar o futebol. Chamada de CTRUS, ela tem um GPS instalado e muda de cor quando passa pela linha do gol ou sai de campo. Por enquanto, a bola ainda está na fase de testes, é um protótipo da empresa de tecnologia Agent. Pelo projeto, um pequeno CPU seria instalado no seu interior e se comunicaria via wireless e GPS com estações de controle nos estádios. Assim seria possível saber o local exato da bola no campo e auxiliar os árbitros em momentos polêmicos. A bola tem luzes internas que mudam de cor quando ela passa pela linha do gol ou sai pelas laterais do campo. Tudo pelo Fair Play (jogo limpo) tão falado pela Fifa!

Mas a tecnologia da CTRUS não para por aí. Ela também seria capaz de informar a força de cada chute (velocidade) e teria uma câmera para gerar imagens espetaculares do ponto de vista da própria bola para as transmissões de televisão.

Além disso, a CTRUS tem uma estrutura diferente. Ela não precisa de ar para manter a forma esférica porque o seu interior tem um esqueleto. Além disso, é transparente. O problema é a Fifa, que não gosta muito de tecnologia no futebol, aceitar a nova bola. Veja abaixo dois vídeos de divulgação da CTRUS. O segundo mostra mais detalhes do projeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário