Bola Em Campo

19 de abril de 2010

situação dos principais estaduais pelo Brasil

As retas finais dos principais campeonatos estaduais reservaram algumas surpresas e colocaram frente a frente tradicionais arquirrivais regionais. Nos casos dos Campeonatos Carioca e Paranaense, a situação já está definida.

No Rio, o Botafogo derrotou o Flamengo na final da Taça Rio, o segundo turno, e conquistou o título sem a necessidade de jogar a final. No Paranaense, ainda faltando uma rodada para o fim do hexagonal decisivo, o Coritiba já é campeão. O time derrotou o Atlético-PR no Couto Pereira e não pode mais ser alcançado na ponta.

Nos outros estaduais, a situação ainda está indefinida. Veja como serão as decisões:


Campeonato Paulista
Santos e Santo André decidem o Paulistão em duas partidas. O time da Vila Belmiro bateu o São Paulo mais uma vez e tem a vantagem de dois resultados iguais na final. Já a equipe do ABC perdeu em casa para o Grêmio Prudente, mas como venceu na ida pelo mesmo placar (2 a 1), ficou com a vaga por ter terminado a primeira fase com melhor campanha.

A Federação decidiu que os dois jogos serão no estádio do Pacaembu e o primeiro encontro será já no próximo domingo, dia 25 de abril, às 16h. O duelo decisivo acontecerá sete dias depois, no dia 2 de maio, no mesmo horário.


Campeonato Gaúcho
A final coloca frente a frente uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. O Grêmio, campeão do primeiro turno, encara o Internacional, que conquistou o segundo neste domingo, com a vitória por 3 a 2 de virada sobre o Pelotas.

O primeiro Gre-Nal acontece no próximo domingo, às 16h, no Beira-Rio, casa do Inter. A partida de volta será no Olímpico, dia 2 de maio, também às 16h. O sistema do mata-mata é o mesmo da Copa do Brasil. Em caso de resultados iguais, decisão nos pênaltis. O gol fora de casa vale no critério de desempate.


Campeonato Mineiro
No sábado, o Atlético-MG empatou sem gols com o Democrata e foi para final. No domingo, o Ipatinga surpreendeu a equipe mista do Cruzeiro em pleno Mineirão e fará a decisão contra a equipe de Vanderlei Luxemburgo.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Atlético tem a vantagem de fazer o segundo jogo em seu estádio e de jogar por dois resultados iguais. As duas partidas acontecem nos dois próximos domingos, às 16h. O primeiro jogo será no Ipatingão, e a volta acontece no Mineirão.


Campeonato Baiano
Bahia e Vitória jogaram com vantagem do empate nas semifinais contra Bahia de Feira e Camaçari, respectivamente, e conseguiram a igualdade no placar para irem à final. Com isso, o tradicional clássico Ba-Vi decide o Baiano.

Os dois clubes se enfrentam nos dois próximos domingos, dias 25 de abril e 2 de maio. Os horários ainda não foram definidos pela Federação local. O primeiro jogo será no estádio Pituaçu, enquanto a partida de volta será no Barradão, casa do Vitória, que teve a melhor campanha nas fases anteriores e joga por dois resultados iguais.


Campeonato Cearense
Neste domingo, o Ceará derrotou o Guarany de Sobral por 1 a 0 e sagrou-se campeão do segundo turno. A decisão do campeonato estadual será contra o maior rival Fortaleza, que conquistou o primeiro turno.

O estádio do Castelão receberá os dois jogos da decisão nos dois próximos domingos, dias 25 de abril e 2 de maio. Os duelos estão programados para 16h.


Campeonato Catarinense
Com o empate deste domingo contra o Figueirense, o Avaí sagrou-se campeão do returno e garantiu vaga na decisão do estadual contra o Joinville, vencedor do primeiro turno justamente em cima do Avaí.

Os dois times duelam na final em duas partidas. O primeiro jogo será no dia 25 de abril, domingo, 16h, na Arena Joinville. A volta será no domingo seguinte, no mesmo horário, na Ressacada. Em caso de resultados iguais nas duas finais, o Avaí será campeão por ter melhor campanha geral nos dois turnos do Catarinense.


Campeonato Goiano
O Atlético-GO goleou o Goiás neste domingo e foi para final do estadual. No sábado, o Santa Helena já tinha garantido sua vaga ao bater o Vila Nova em casa. Com isso, as duas equipes fazem uma decisão inédita no torneio.

O primeiro jogo será no Serra Dourada, dia 25 de abril, às 16h. A volta acontece no estádio Pedro Romualdo Cabral, casa do Santa Helena, no domingo seguinte, também às 16h. O Santa Helena, por ter maior número de pontos ganhos ao longo de todo o Campeonato (36 a 35), tem a vantagem da igualdade de pontos ganhos e saldo de gols.


Campeonato Pernambucano
As semifinais em Pernambuco foram definidas neste domingo. O Náutico derrotou o líder Sport e se classificou em segundo, enquanto o Santa Cruz ficou na terceira colocação. O quarto e último classificado foi o Central, que venceu o Sete de Setembro fora de casa na última rodada da 1ª fase.

Os jogos ficaram assim: Sport x Central e Náutico x Santa Cruz.

Sport e Náutico, por terem campanha melhores que seus rivais, têm a vantagem de decidir a classificação em casa e ainda jogam por dois resultados iguais. Os jogos de ida acontecem às 16h do dia 25 de abril, domingo que vem. Os horários e data dos duelos da volta ainda não foram divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário