Bola Em Campo

13 de novembro de 2009

Ceará x Guarani

Neste sábado, Ceará e Guarani se enfrentam de olho no acesso à elite do futebol brasileiro de 2010. Os times entram em campo às 17 horas (horário e Brasília), no Estádio Castelão, em Fortaleza, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O time da casa jamais venceu o Bugre na história – em 11 jogos são oito derrotas e três empates. Além disso, o Guarani traz na bagagem a boa lembrança da Série B deste ano, quando jogando no Castelão fez 4 a 2 no Fortaleza. No primeiro turno, o time de Campinas venceu, por 2 a 1, em casa, pela 17.ª rodada.
Além de lutarem pelo acesso, os dois times travam um duelo particular pelo segundo lugar da Série B. O Guarani é o vice-líder, com 65 pontos, enquanto o Ceará aparece em terceiro, com 63. Para chegar ao acesso, o Bugre precisa apenas vencer, enquanto o Vovô necessita da vitória ou empate, aliada a tropeços de Figueirense e Portuguesa, o que faria o Guarani subir sem precisar vencer.

Igualdade é boa
O empate não deixa de ser bom para ambos, principalmente para o Guarani, quer vai atuar fora de casa. A expectativa da diretoria cearense é de que perto de 50 mil torcedores estejam no Castelão. Se o Guarani está no G4 - grupo de acesso - desde a primeira rodada, o Ceará é o mais antigo participante da série B, com 15 anos consecutivos.

Na rodada passada, o Guarani venceu o Ipatinga, por 3 a 1, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas. Já o Ceará tenta deixar de lado a goleada sofrida diante do Atlético-GO, por 4 a 1, no Serra Dourada, em Goiânia. No Castelão, o Vovô foi derrotado somente duas vezes, sendo que nos últimos quatro jogos foram quatro vitórias.

Ao ataque, Vovô!
No Ceará, técnico PC Gusmão avaliou que o momento é de superação, principalmente após a goleada sofrida fora. O treinador não poderá contar com dois jogadores considerados titulares no Vovô.

O zagueiro Erivélton está suspenso, enquanto o atacante Wellington Amorim está entregue ao departamento médico após ser constatado o quadro de derrame pleural, que é o acúmulo de líquido em excesso na área do pulmão. Dessa maneira, Anderson será o titular na zaga, enquanto Misael deve ser o escolhido no ataque.

Uma dúvida no Vovô
Mesmo com boas chances de Misael ser o titular, a comissão técnica não confirma, mas outra possibilidade é a entrada de Reinaldo no meio-campo. Assim, Geraldo jogaria mais adiantado para formar dupla de ataque ao lado de Mota. Além disso, Preto e Sérgio Alves são outras opções.

No meio-campo, PC Gusmão terá o retorno de Michel, que ficou dois jogos de fora do time titular. Com isso, ele formará o sistema de marcação ao lado de João Marcos e Heleno. Careca retorna à reserva.

Fabinho confirmado!
No Guarani, a única dúvida pendente do técnico Vadão era em relação ao atacante Fabinho. O jogador deixou o campo na vitória sobre Ipatinga reclamando de dores no tornozelo. Apesar disso, o jogador confirmou que não será problema para o jogo.

"Estou pronto e confirmado para o jogo. Pretendemos consolidar logo esse acesso e voltar para Campinas com esse objetivo", disse o atacante.

Artilheiro de volta
Por outro lado, o atacante Ricardo Xavier, artilheiro do time na Série B, com 14 gols, já teve seu retorno confirmado. Ele volta de suspensão e ganha a vaga de Nei Paraíba. Esta, inclusive, deve ser a única alteração em relação ao jogo passado.

"O Xavier volta normalmente porque é o títular e artilheiro da equipe. Vamos encarar este jogo com a mesma seriedade, mas temos uma gordura acumulada em pontos e o empate, pelas circunstâncias, será um bom resultado", analisou Vadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário